Iporã
Da Redação
Mesmo sendo um dos maiores fenômenos da música mundial, nem o grupo BTS conseguiu escapar da obrigação que todo jovem sul-coreano tem: o serviço militar obrigatório. A Coreia do Sul segue oficialmente em guerra com a Coreia do Norte desde 1953. Como o conflito terminou apenas com um armistício, e não com um tratado de paz, o país vive em constante estado de prontidão.
Por isso, todo homem saudável precisa servir de 18 a 21 meses nas forças armadas. Não importa se é celebridade, ídolo pop ou estrela de dorama, o exército chama e todos têm que ir. Em zonas próximas à fronteira, o clima é tenso de verdade: soldados fortemente armados, sirenes tocando, placas de aviso por todos os lados. Em 2015, por exemplo, minas terrestres feriram soldados sul-coreanos e reacenderam os alertas.
Mas nem só de tensão vive essa guerra fria. Nos últimos tempos, a Coreia do Norte resolveu inovar e lançar balões cheios de lixo e fezes sobre o território sul-coreano. A resposta foi criativa: a Coreia do Sul colocou alto-falantes na fronteira e passou a tocar K-pop no volume máximo, além de transmitir notícias e conteúdos da cultura pop sul-coreana. Uma guerra sonora que até parece roteiro de série de TV.
Nesse cenário de provocações constantes, o serviço militar continua sendo levado muito a sério. Até pouco tempo atrás, os homens precisavam se alistar até os 28 anos. Mas o sucesso global do BTS mexeu até com o Congresso do país. Em 2020, foi aprovada a chamada “emenda BTS”, que permite que artistas com grande relevância internacional adiem o serviço militar até os 30 anos.
Apesar dos pedidos dos fãs por isenção, os sete integrantes do grupo decidiram cumprir a sua obrigação. Foram um por um, sem escândalo, e agora todos já estão oficialmente quites com o serviço militar. A boa notícia é que eles já estão juntos de novo. O grupo se reuniu nos Estados Unidos e montou um verdadeiro acampamento musical para compor novas faixas e preparar o próximo álbum, previsto para 2026.
O comeback mais aguardado do K-pop está ficando cada vez mais real. E os fãs, claro, estão contando os segundos.