Algumas melhorias não aparecem apenas nas paredes, nos quartos ou nos corredores de uma instituição filantrópica. Às vezes, chegam sobre rodas e mudam uma parte importante da rotina. No Lar Beneficente Frederico Ozanam, o Lar dos Velhinhos, o transporte sempre esteve entre as necessidades práticas que fazem diferença na organização, na segurança e no cuidado diário.
Essa demanda ganhou forma no final de 2024, quando a atual diretoria elaborou um projeto para a Itaipu Binacional, voltado à promoção do bem-estar social comunitário. A proposta, chamada “Doação de uma van para o transporte dos idosos do Lar Frederico Ozanam”, apresentava uma necessidade concreta: contar com um veículo adequado para os deslocamentos coletivos e organizados pela entidade.
A empresa, que administra a Usina Hidrelétrica de Itaipu, mantém investimentos sociais por meio da iniciativa Itaipu Mais que Energia. O projeto do Lar foi apresentado na Linha de Atuação 12, voltada ao apoio de instituições sem fins lucrativos que atendem grupos em situação de vulnerabilidade. No caso da entidade, a van atende a esse objetivo ao ampliar o conforto, a acessibilidade e a autonomia dos internos.
Embora não tenha sido contemplado na primeira relação, o Lar recebeu a confirmação em setembro de 2025, quando foi chamado na segunda lista de projetos aprovados. A Itaipu destinou R$ 300 mil, sendo R$ 298 mil para a compra do veículo e R$ 2 mil para a adesivação. O Lar também investiu R$ 12.491,00 em recursos próprios, como contrapartida.
A van adquirida é uma Toyota Hiace Minibus AT DX, 2025/2025, com capacidade para 15 passageiros mais o motorista, motor diesel 2.8 e câmbio automático de seis velocidades.
Com o novo minibus, o Lar passa a planejar melhor seus deslocamentos, desenvolver atividades externas e atender às necessidades coletivas dos idosos com mais segurança. Para quem olha de fora, pode parecer apenas uma melhoria operacional; para a instituição, significa mais organização, menos limitações e novas possibilidades.